Número total de visualizações de página

sábado, 12 de dezembro de 2009

Gruta do Rossio (Alvito)

Grutas no Alentejo? Cada vez mais! Se não temos muitas naturais, temos as artificiais.
Para além dos inúmeros hipogeus que têm vindo a ser identificados, a gruta do Rossio, no Alvito, integra-se noutra categoria: a de produção de mós. De facto, este espaço foi talhado pelo homem, aparentemente entre os sécs. XII/XIII até ao XVIII.
Nas paredes, em calcário, são visíveis os vestígios dos instrumentos utilizados na sua escavação.
Trata-se de um trabalho impressionante, realizado no subsolo (as mós eram por aberturas no tecto), ao qual se acedia por túneis, actualmente fechados, por razões de segurança.
A guardiã deste espaço é a D. Arlinda, a quem agradecemos a amabilidade e o tempo dispensado nesta visitada dos alunos do Mestrado de Arqueologia da UE.




















































































































































1 comentário:

  1. Olá muito bom dia! Chamo-me Pedro Frazão e trabalho na AlémProduções, empresa de produção de video de Beja. Estamos a fazer um filme para a C.M. de Alvito sobre Alvito e Vila Nova da Baronia, com destaque para monumentos e pontos de interesse histórico, arquitectónico e turístico. Gostaria de poder entrar em contacto consigo a propósito destas fotos e qual a possibilidade de as incluir no filme, naturalmente sem a sua autorização não o iríamos fazer. Se possível envie uma resposta para pedrofrazao@alenproducoes.pt . Muito obrigado pela atenção.

    ResponderEliminar