quarta-feira, 3 de março de 2010

O estuário do Guadiana nos últimos 13000 anos

No próximo sábado, dia 6 de Março, a LPN Algarve promove o seu segundo passeio do ano, tendo como tema O estuário do Guadiana nos últimos 13000 anos.


A área do estuário do Guadiana é hoje em dia muito diferente da mesma zona há 18 milhares de anos, isto é, no máximo da última Idade do Gelo. Nesta visita, pretendemos aproximar aos interessados a evolução do local de estuário do Guadiana nos últimos 13000 anos.

A visita inicia-se no Pontão de Vila Real de Santo António, com uma pequena introdução ao estuário, contextualizando a paisagem na temática do passeio.

De seguida, o grupo irá passear no Castelo de Castro Marim, descobrindo as actividades humanas passadas.

O percurso pedonal e de carro termina na margem esquerda do rio, em Espanha, numa visita a um dos focos de “desenvolvimento” imobiliário mais recentes do estuário, o empreendimento turístico Costa Esuri.

Ao longo desta visita, além da apresentação das características ecológicas deste ecossistema, sua utilização passada e presente, serão discutidas as actuais estratégias de gestão.

Duração do passeio: 3 horas.

O percurso será dividido em transeptos pedonais e de carro. A organização dos veículos (próprios) pode ser feita no início do percurso.

Guiado pelo Prof. Tomasz Boski, do Centro de Investigação Marinha e Ambiental – CIMA, Universidade do Algarve

Pontos de encontro: 8h00, no largo da Estação da CP em Portimão

ou às 9h00 no Largo de São Francisco, em Faro, junto à fonte

ou às 10h00 no Pontão de VRSA.

Inscrições: Até 4 de Março, para o email: lpn_algarve@yahoo.com, indicando nome, data de nascimento, nº de BI ou Passaporte, para efeitos de seguro obrigatório. Contacto 968829544.

Necessário calçado adequado, pequeno farnel, chapéu e água para beber.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Congresso da UISPP

Apesar de inicialmente estar prevista a sua realização na Austrália, o 18º Congresso da UISPP acabou por ser transferido para França (Paris)...