domingo, 21 de março de 2010

Perdigões: a vida

O povoado dos Perdigões (Reguengos de Monsaraz) tem vindo a ser investigado por uma equipa da ERA, Arqueologia. Recorde-se que se trata do 1º grande povoado de fossos identificado no Alentejo Central, ainda nos finais do séc. XX, o qual foi profundamente afectado pela surriba para a plantação de uma vinha.
A visita que nos foi proporcionada por um dos investigadores responsáveis por este projecto, Doutor António Valera, realizou-se, primeiro, à Exposição montada na Torre do Esporão e, seguidamente, ao sítio.
Apesar dos solos se encontrarem com muita água, o dia esteve bom, a companhia foi agradável...
Agradeçemos a disponibilidade e a aula dada pelo Doutor António Valera, aos alunos de Évora e Sevilha.
Agradeçemos ainda a visita, troca de ideias e a companhia do Prof. Leonardo Garcia Sanjuan, da Univ. de Sevilha e de alguns dos seus alunos de doutoramento.


















http://www.facebook.com/note.php?note_id=253869436379
http://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=749642
http://www.nia-era.org/

2 comentários:

  1. Hola,

    Interesantísimo el poblado y el blog.

    Estaría muy interesado en visitar la exposición, ¿Donde se realiza?, ¿En que fechas?

    Moito O'brigado...

    ResponderEliminar
  2. A exposição é permanente. Está na Torre do Esporão (Herdade do Esporão, Reguengos de Monsaraz)e, para a visitar, basta solicitar a chave na Adega do Esporão, que fica muito perto.
    O povoado, não se encontra vedado e estará em escavação em Julho/Agosto. Para saber mais pormenores deverá contactar o Doutor António Valera, através da página da ERA, Arqueologia.

    ResponderEliminar

Congresso da UISPP

Apesar de inicialmente estar prevista a sua realização na Austrália, o 18º Congresso da UISPP acabou por ser transferido para França (Paris)...