terça-feira, 8 de janeiro de 2013

Dia do Investigador do Museu Nacional de Arqueologia

No dia 14 de Janeiro realiza-se o primeiro Dia do Investigador do Museu Nacional de Arqueologia. Esta iniciativa, que se pretende anual, resultou do processo de recenseamento científico iniciado no final do verão de 2012, que permitiu reconhecer a existência de 31 projectos de investigação externos em curso, em que estão envolvidos quase meia centena de investigadores.
14 DE JANEIRO

10h – Abertura – Director do Museu Nacional de Arqueologia, Dr. António Carvalho
Pré-História
Moderador: Dr. Luís Raposo
10h30m – Prof. Doutor Vítor Gonçalves – Placa Nostra. (Projecto de Investigação).
10h45m – Dr.ª Diana Nukushina – Por entre as colecções Heleno dos concheiros do Sado: problemas e perspectivas para o estudo dos materiais arqueológicos. (Bolseira do Projecto Back to Sado, UNIARQ/FCT).
11h00 – Doutor Telmo Pereira e Dr. Miguel Marreiros– O surgimento dos humanos modernos (Pós-Doutoramento UNIARQ/ASU e Doutoramento UNIARQ/FCT).
11h15 – Doutor Rui Boaventura – O megalitismo das necrópoles da região de Lisboa e Alentejo: Carenque, Baútas e Lugar do Canto. (Pós–doutoramento, UNIARQ/FCT).
11h30m – Prof. Doutor António Faustino Carvalho – Algar do Bom Santo. (Projecto de Investigação, FCT).

Proto-História
11h45m- Prof. Doutor Senna-Martinez – Early Metal: Origem e desenvolvimento da metalurgia do ouro – OCONOS. (Projecto de investigação internacional apoiado pela FCT).
12h00m – Dr. Francisco Gomes – Contactos Interculturais e discursos Identitários na Idade do Ferro do Sul de Portugal (Doutoramento – UNIARQ/FCT).

Projectos Interdisciplinares
12h15 – Dr. Carlos Prates, Sandra Sousa e Carlos Oliveira – Lisbon Mummy Project (Projecto de investigação do IMI/IMIARTE).
12h30 – Doutoras Filomena Guerra, Isabel Tissot e Dr. Matthias Tissot – O Projecto Aucorre (Projecto de investigação internacional financiado pela FCT).
12h45 – Debate
13h15 – Almoço livre

Romano
Moderador: Dr.ª António Carvalho
14h30m – Dr.ª Teresa Rita Viana Mateus Pereira – O papel do exército no processo de romanização: O Cabeço de Vaiamonte (Monforte) como estudo de caso. (Doutoramento – UNIARQ/FCT).
14h45 – Drª Catarina Alves – Os Castela do Baixo Alentejo nas colecções do Museu Nacional de Arqueologia – (Doutoramento – UNIARQ/FCT).
15h00m – Dr. ª Ana Mónica da Silva Rolo – O mundo funerário romano no nordeste alentejano. (Doutoramento – UNIARQ/FCT).
15h15m – Profª Doutora Catarina Viegas – “TS de Alcácer do Sal Cerâmica Comum de Balsa” (Projecto de investigação – UNIARQ/FCT).
15h30m – Doutora Inês Vaz Pinto, Dr.ª Ana Patrícia Magalhães e Dr.ª Patrícia Brum – O estudo do espólio do sítio arqueológico de Tróia depositado no Museu Nacional de Arqueologia. (Projecto de investigação).
15h45 – Dr.ª Maria do Sameiro Barroso – Instrumentos cirúrgicos da época romana nas colecções do Museu Nacional de Arqueologia (Projecto de investigação).
16h00 – Dr. Pedro Miguel Correia Marques – José Leite de Vasconcelos e Emílio Hübner: Encontros Epistolares (Doutoramento – UNIARQ/FCT).
16h15 – Drª Lídia Fernandes – Capitéis romanos Alto imperiais na Lusitânia – (Doutoramento- Universidade de Coimbra).
16h30 – Dr. Patrícia Bargão – O Castro de Segóvia (Elvas) – (Doutoramento – UNIARQ/FCT).
16h45 – Dr.ª Jacinta Bugalhão – NARC – História das Investigações e Apresentação do projecto (Projecto de investigação).
17h00 – Prof. Doutor Carlos Fabião e Dr. Rui Almeida – As ânforas e o comércio marítimo de alimentos entre o Guadalquivir e a Lusitânia”. (Investigação no âmbito de Doutoramento UNIARQ/FCT).
17h15 – Dr.ª Carolina Brito Ramos Grilo: “Estudo da Economia local de Olisipo” (Doutoramento. UNIARQ/FCT)
17h30 – Prof. Doutor Carlos Fabião – Apresentação da Plataforma Amphorae ex-Hispania: o contributo do Museu Nacional de Arqueologia. (Projecto de Investigação Internacional).
17h45 – Debate
Sessão de Encerramento – Director do Museu Nacional de Arqueologia, Dr. António Carvalho e Subdirectora da Direcção Geral do Património Cultural, Doutora Ana Catarina Sousa

Sem comentários:

Enviar um comentário

Congresso da UISPP

Apesar de inicialmente estar prevista a sua realização na Austrália, o 18º Congresso da UISPP acabou por ser transferido para França (Paris)...